quinta-feira, 21 de abril de 2011


Entenda a crise no Egito:

  • O presidente egípcio Hosni Mubarak renunciou ao cargo no dia 11 de fevereiro, encerrando três décadas de ditadura. Ele cedeu a 18 dias de protestos ininterruptos no Cairo, com conflitos que deixaram mais de 300 mortos.
  • O Egito é o mais populoso (80 milhões de habitantes) e influente país árabe. A queda de um ditador por força de movimentos populares é algo inédito. Isso aconteceu pela primeira vez na Tunísia, em 14 de janeiro. Desde então, as manifestações espalharam-se pela região, ameaçando ditaduras militares e monarquias absolutistas.
  • O Conselho Militar do Egito assumiu o poder e prometeu mudanças na Constituição. As próximas eleições estão marcadas para setembro deste ano. O futuro do país, porém, é incerto. Há falta de lideranças políticas e sobram problemas econômicos. Não se sabe também que efeitos a queda de Mubarak irá provocar no mundo árabe, onde já foram registrados protestos em outros países, inclusive no Irã.
Mas não é possível apagar toda uma história tão facilmente.
O Egito é país  bastante visitado por turistas devido principalmente aos monumentos deixados pelos faraós do Egito Antigo, onde esse país conquistou seu apogeu  em arte, cultura e  arquitetura.

Saiba mais sobre o Egito Antigo:
A civilização egípcia foi muito próspera graças às ricas águas do Nilo. sem esse rio, provavelmente nunca teria sido tão grandiosa.
Os egiptólogos costumam dividir a história  do Antigo Egito em três grandes períodos: os impérios que correspondem a fases de poder centralizado,com a união e paz no país e força no exterior,separados por dois períodos intermediários em que houve mais desordem e divisão.
Como a  civilização egípcia surgiu:
Há mais de cinco mil anos, os egípcios começaram a construir cidades e fizeram grandes obras de irrigação para controlar a cheia do Nilo.além disso, eles desenvolveram a escrita. Nesse início de civilização, o Egito estava dividido em dois reinos: o Baixo Egito, no norte, e o Alto Egito, no sul.
Narmer, um rei do sul do Egito que ficou conhecido como Menés, unificou o país por volta de 3150 a.C.e fundou a primeira dinastia de 31. Mênfis, foi a primeira capital do Egito durante todo o Antigo Império e permaneceu importante até o fim da era dos faraós.
Curiosidades:
Como foram construídas as pirâmides?


uma teoria afirma que os egípcios faziam uma rampa de tijolos e terra que subia em volta da pirâmide até o topo.



Uma outra teoria diz que a rampa subia perpendicularmente a um dos lados até o topo ou ainda várias rampas que sobem em direção ao topo que se cruzam tendo com ponto central a própria pirâmide.



Para saber mais sobre a crise no Egito:                       http://educacao.uol.com.br/atualidades/crise-no-egito-protestos-derrubam-ditador.jhtm

Fique de olho! depois mandarei mais sobre a história do Egito.




Um comentário:

  1. Miga eu amei, esse blog, assim eu fico apaixonada pelo Egito, ja sou, fiquei mais, é bom compartilhar noticias atuais, principalmente sobre um assunto tão gostoso como esse, é muito importante pq incentiva outras pessoas a ler mais sobre a cultura mundiasl, parabéns. De sua fã n°1 Daiane bjinnnnn...

    ResponderExcluir